Brazlândia recebe novamente a Carreta da Mulher

Mais de 800 atendimentos já foram realizados.

Mais de 800 atendimentos já foram realizados. Foto: Antônio Marques

Desde segunda-feira (02), a Carreta da Mulher está em Brazlândia pela quarta vez. No período de 2 a 6 de junho esteve no Incra 08 e atendeu 673 mulheres. A Partir desta semana estará no estacionamento do Centro de Saúde nº. 01 e deve permanecer até o dia 04 de julho na cidade. Cerca de 170 atendimentos já foram realizados somente nesta semana.

Na Carreta as mulheres podem realizar mamografia, ecografias e exames preventivos. Para ter acesso aos exames é preciso primeiro fazer o agendamento nos Centros de Saúde nº.1 de Brazlândia ou no Centro de Saúde nº.02 do Novo Assentamento. A unidade atenderá das 8h às 12h e de 13h às 17h.

Para o administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha, o governo está ampliando o atendimento às mulheres que precisam de exames rápidos. “Onde a carreta passa, os atendimentos são satisfatórios e contribuem para reduzir a demanda reprimida nos hospitais e facilita o acesso para as pacientes aos serviços de saúde”, salientou Bolivar.

O programa desenvolve ações que garantem o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 50 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero.

Os resultados saem com rapidez. As ecografias, por exemplo, podem ser pegas entre 30 a 40 minutos após a realização do exame e a prevenção com até 5 dias úteis. De acordo com secretaria, as pacientes que tiverem exames alterados são agendadas, por meio da coordenadoria, diretamente nas unidades de referência, para realizarem o tratamento adequado.

A Carreta da Mulher é um projeto do Governo do Distrito Federal (GDF), promovido pela Secretaria de Saúde e só na região de Brazlândia já atendeu aproximadamente cinco mil mulheres.

Informações importantes para a realização dos exames:

– As mamografias não precisam de solicitação médica para mulheres de 40 a 69 anos. Fora dessa faixa etária, só com o pedido médico.

– O preventivo, para aquelas que já tenham tido relações sexuais.

*Resultado: o profissional responsável fornecerá um protocolo e as orientações necessárias para a retirada do exame.

– As ecografias para mulheres (tireoide, vias urinárias, abdômen total e superior, transvaginal, obstétrica, mamária e pélvica) necessitam do pedido médico. O resultado sai até no mesmo dia.

Outras informações por meio do telefone: 61-3391-1771.

Por: Williane Costa

Página inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *