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jun 14

9 maneiras incríveis de inspirar pessoas que trabalham com você

apple-reuniao-1024x616Líderes devem sempre escolher a melhor tática para a missão correta e deve sempre encontrar a missão de inspirar os outros, certo? De olho nisso, Jeff Boss, um ex-militar americano que hoje dá consultoria para grandes empresas, escreveu um artigo para a Entrepeneur e listou 10 diretrizes para ajudar no momento de estimular os outros a seguirem seu caminho.

1. Foque nos relacionamentos

Uma citação sobre carreiras ouvida por Boss que marcou sua carreira é “ninguém se importa com o quanto você sabe até saberem o quanto você se importa”. Boss levanta a importância da parceria na hora de cumprir missões. Ou seja, o networking está presente até no militarismo (assim como em tudo no mundo, ressalta).

2. Deixe o ego para trás

Se você realmente quer influenciar as pessoas, deixe suas ações falarem por elas mesmas. É uma máxima que é real desde sempre, se você é incrível em algo que faz, não há necessidade de dizer para ninguém porque as outras pessoas já sabem.

3. Identifique a vitória

Quando você sabe com o quê a vitória se parece, tudo que você tem que fazer é “zig zagear” até chegar lá. Para perceber o máximo potencial e a mínima perda de esforço, identifique os seus objetivos certeiros e tenha certeza que as pessoas que trabalham com você façam o mesmo. Redundâncias acontecem quando a comunicação falha.

4. Use super talentos

Um vez que você sabe exatamente o que quer como resultado, terá mais facilidade para encontrar as melhores pessoas para as posições. Quando um nome aparecer muito nas suas escolhas, talvez seja o momento de considerar um plano de sucessão.

5. Liberte-os

Deixe a necessidade humana por autonomia e relevância aflorar nas pessoas que trabalham com você. As pessoas querem fazer um bom trabalho e serem bem sucedidas, mas às vezes falta oportunidade. Daniel Pink, no seu livro Drive, chama isso de “o motivo propósito”. Dê a direção as pessoas e a autoridade para elas atuarem.

6. Escute ativamente

Existem dois tipos de ouvintes: aqueles que querem compreender, e aqueles que querem ser compreendidos. O primeiro ignora seu próprio ponto de vista enquanto espera pacientemente e tenta entender o ponto de vista do interlocutor, enquanto o segundo espera nervosamente que você pare de falar para que ele possa falar algo logo.

7. Freie seu entusiasmo

Gente muito animada, positiva, depressiva ou negativa tendem a ser “granadas sociais”, o que mostra porque inteligência emocional (IE) é tão importante. IE é a habilidade de interpretar emoção em você mesmo e nos outros, e consiste em quatro partes: auto-consciência, consciência social, autogerenciamento e gerenciamento de relacionamentos. Conter seu entusiasmo cai exatamente no meio das quatro partes porque ninguém quer estar perto de nenhuma granada quando o pino está puxado.

8. Construa sua resiliência

Mostrar o quanto você aguenta –fisicamente, mentalmente, emocionalmente– pode ser inspirador para as outras pessoas. Todo mundo gosta de ouvir histórias do pai que levantou um carro para salvar uma criança, ou a história de sucesso que começa com como o protagonista não tinha nada na vida. Quando você faz mais, você se torna mais.

9. Fale

As pessoas precisam saber duas coisas: o que você pensa de um tópico que sugere e como elas devem se colocar de acordo com isso. Animosidade e ciúmes surgem quando as pessoas estão incertas sobre como os outros as valorizam. Boss diz ser do time de pessoas que acredita que qualquer notícia é boa notícia porque tem sempre algo que você pode aprender não importa o que aconteça. Sempre tente carregar algo que faça de você uma versão melhor de você mesmo.

Você quer inspirar as pessoas a focar na fonte que você consegue gerenciar melhor: você. Principalmente, nas suas ações. Mire na prática de ao menos um dos itens da lista acima todos os dias e você ficará surpreso com a inspiração que isso cria.

Fonte: Jornal do Empreendedor

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