Brasília recebe selo do MEC

1O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu das mãos do Ministro da Educação, Henrique Paim, o Selo “Brasília, território livre do analfabetismo”, que reconhece o DF como exemplo em educação e na busca pela erradicação do analfabetismo. O Ministro destacou o esforço do GDF que deve ser exemplo de parceria e compromisso.
O Governo do Distrito Federal tem realizado políticas públicas de incentivo a educação, com a intenção de levar conhecimento a todos, sem distinção. Para o Governador Agnelo Queiroz, o título tem um significado muito importante e extraordinário para o país. “Receber esse Selo representa cidadania, o resgate da nossa população que não teve chance de se alfabetizar na hora certa, é olhar com cuidado para quem mais precisa” enfatizou. E continuou dizendo que esta obra vale mais que qualquer obra física, pois dá dignidade as pessoas. Não queremos diminuir e sim erradicar o analfabetismo em todo o país e não mediremos esforços para isso.
Segundo o Secretário de Educação, Marcelo Aguiar, Brasília tem o menor índice de analfabetismo do Brasil e é a única unidade da Federação a receber este Selo. “É motivo de alegria e felicidade quando o DF tem a honra de receber esse reconhecimento e é fruto de um compromisso do Governador Agnelo com a educação no DF”, frisou. E continuou “Hoje é um dia histórico para tornar o nosso território livre do analfabetismo. Essa conquista não encerra o nosso trabalho e sim nos impulsiona”.

O Administrador Regional de Brazlândia, Bolivar Rocha, compareceu à solenidade para acompanhar tamanha conquista e disse estar emocionado em participar deste ato histórico. “Estou satisfeito em ver os investimentos na educação. Nossa comunidade tem acesso a cursos técnicos profissionalizantes, creches, escola em tempo integral e tantos outros benefícios que dão dignidade e oportunidade”, destacou Rocha.
Nas últimas avaliações do MEC, Brasília esteve entre as três melhores do país em educação. Somente neste governo, o investimento em educação no DF foi de aproximadamente 400 milhões de reais. No ano de 2012, na 1ª Edição do Programa “DF Alfabetizado”, mais de 3 mil alunos participaram. Já em 2013, esse número dobrou, superando os 7.500 participantes.
O senhor Antônio Batista foi alfabetizado através do programa e representa a garra e a esperança do povo brasileiro. “Estou muito feliz, jamais conseguiria me alfabetizar se não fosse através desse programa de governo”, destacou.
A solenidade de entrega do Selo, contou a presença do Governador Agnelo Queiroz, acompanhado da Primeira Dama, Ilza Queiroz; do Vice Governador, Tadeu Filippelli, do Ministro da Educação Henrique Paim; de Secretários; Deputados Estaduais e Federais; Administradores Regionais; Reitores da UnB, Católica, Ceub e IFB; Representantes do Conselho de Educação do DF, da ONU, de Embaixadas, de Associações, de Instituições de Ensino e de Instituições Religiosas; integrantes da União das Escolas de Samba do DF.
BRAZLÂNDIA: MODELO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Durante a solenidade, o Governador Agnelo Queiroz e o Secretário de Educação, Marcelo Aguiar, citaram de maneira orgulhosa a implantação do ensino em tempo integral no DF. “Queremos todas a escolas do DF em tempo Integral. Já demos o primeiro passo, que foi escolher Brazlândia para ser a primeira cidade a ter suas escolas em tempo integral. A intenção é avançarmos tendo esta cidade como exemplo”, destacou Queiroz.
Por: Camilla Holz

Página inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *