«

»

out 31

CARDOZO PODERÁ ARTICULAR QUE MINISTROS COLOQUEM CARGOS À DISPOSIÇÃO DE DILMA

ministro-jose-eduardo-cardozo

Ministro José Eduardo Cardozo

O ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça poderá conduzir com os demais colegas de ministério que todos coloquem espontaneamente seus cargos á disposição da presidente reeleita Dilma Rousseff, que assim facilitará a reorganização de seu governo para os próximos quatro anos.
Essa é uma praxe de presidentes que se reelegem, e que se sentem constrangidos para exonerar ministros. Um auxiliar de predominância sobre os demais promove então os entendimentos. O ministro da Justiça, no caso, como primeiro dos ministros na liturgia republicana, toma a iniciativa.
Dentro do estilo centralista da presidente Dilma, porém, essas negociações podem ser dispensadas. Sem precisar dos serviços de Cardozo ela pode, sem papas na língua, ir anunciando as mudanças.
Observe-se, contudo, que Dilma tem mudado bastante suas atitudes e no discurso de vitória aludiu a si mesmo como possuidora de duas novas características:” serena e madura”.
Deste modo, pode seguir um novo roteiro, mais político, mais conciliador, colocando pesos e contrapesos em cada movimento, dialogando ao máximo, e não mais atuando com voluntarismo ou gestos bruscos.
É o que se espera dela.

Fonte: Carta Polis

Página inicial